Notícias

Almoço Convívio Sénior 2017

No próximo dia 2 de Dezembro de 2017 vai realizar-se o Almoço Convívio Sénior 2017.

Inscrições na Sede da Junta de Freguesia do Marco até ao dia 29 de Novembro.

Para recenseados na Freguesia do Marco com idade igual ou superior a 65 anos. 

+

Reuniões Ordinárias do Executivo

Toda a informação no Edital que se encontra no separador Informação/Editais.

+

Atenção ao Uso do Fogo

De 1 de Julho a 15 de Novembro é proíbido fazer Queimas e Queimadas!!

As coimas podem ir até 60.000€

Consulte Edital no Separador Informação/Editais 

+

Instalação da Assembleia de Freguesia

A Instalação da Assembleia de Freguesia terá lugar no próximo dia 17 de Outubro de 2017, pelas 20h30, no Salão de Festas do Edifício Marco Fórum XXI.

Poderá consultar o Edital no separador Informação/Editais. 

+

Exposição Evocativa do 250º aniversário do nascimento de António de Serpa Pinto (1767-1834)

Numa iniciativa conjunta da Direção Regional de Cultura do Norte e da Junta de Freguesia do Marco, estará patente no Auditório da Área Arqueológica do Freixo uma exposição documental evocativa do 250º aniversário de António de Serpa Pinto, nascido em Santa Maria do Freixo em 1767, fundador da Casa do Freixo (ainda hoje na posse dos seus descendentes) e que se celebrizou no posto de Capitão-Mor de Tuías, Soalhães e Canaveses, pelo seu protagonismo na defesa da ponte de Canaveses (Março/Abril de 1809) no contexto das "Invasões Francesas".

A visita à exposição é gratuita e pode ser contemplada com um passeio pela aldeia histórica de Santa Maria do Freixo, onde se podem também observar a primitiva casa do homenageado (que a tradição ainda hoje designa por "Casa do Capitão") e o solar cuja construção foi iniciada por António de Serpa Pinto e continuada pelos seus descendentes.

Para além dos painéis que compõem a exposição, da qual constam reproduções de dezenas de documentos dos séculos XVIII e XIX - incluindo cartas autógrafas do próprio Capitão-Mor - o visitante tem ainda à sua disposição uma pequena brochura na qual se condensa o essencial da informação sobre este importante personagem e sua integração na história local, nacional e europeia, bem como uma apresentação multimédia focada nos dados que permitem perceber a importância dos acontecimentos de 1809 na ponte de Canaveses no contexto das invasões Francesas.

Embora tenha sido pensada para apoio aos mais jovens - essencialmente estudantes - que se interessem por este assunto, a exposição está aberta a todos e constitui um motivo adicional para reforçar o convite a uma visita de cultura e lazer às ruínas da cidade romana de Tongobriga e à aldeia de Santa Maria do Freixo.

Poderá consultar o cartaz da Exposição no Separador Informação/Editais.

+

Proteja a Sua Floresta

Leia toda a informação no Edital que se encontra no separador Informação/Editais.

+

CURSO DE MECANIZAÇÃO BÁSICA E OPERADORES DE VEÍCULOS AGRÍCOLAS

A APROVAL - Associação dos Produtores Agrícolas do Vale do Sousa e Tâmega está a aceitar inscrições para o Curso de Mecanização Básica e Operadores de Veículos Agrícolas (MBCVA III - 250horas - Carta de Trator), totalmente gartuito e obrigatório.

Os interessados deverão dirigir-se às instalações da Aproval, sitas na Av. Manuel Pereira Soares, 21 - sala 3, 4630-296 Marco de Canaveses. 

+

Sessão Ordinária da Assembleia de Freguesia do Marco

Sessão Ordinária da Assembleia de Freguesia do Marco, realizar-se-á no próximo dia 14 de setembro de 2017, pelas 20h30m no Edifício da extinta Freguesia de S. Nicolau, sito na Rua António Pereira Monteiro n.º 98. 

 

+