Notícias / TONGOBRIGA - Dia Internacional dos Museus


A Área Arqueológica do Freixo, um serviço da Direção Regional de Cultura do Norte, associar-se-á às comemorações do Dia Internacional dos Museus oferecendo, aos que manifestarem interesse em participar, uma visita guiada noturna à Exposição Permanente do Centro Interpretativo de Tongobriga e ainda às ruínas das áreas habitacionais, fórum e termas romanas, muralhas e balneário castrejo.

Desfrute da magia que só o luar consegue acrescentar à visita a sítios que já fervilharam de vida e movimento há cerca de dois mil anos.

A Junta de Freguesia do Marco associa-se a esta iniciativa, proporcionando aos visitantes a visita a duas exposições temporárias promovidas em parceria com a Direção Regional de Cultura do Norte:

- Uma sobre a figura António de Serpa Pinto (1768-1834), natural do Freixo, que desempenhou um papel de grande relevância por altura das Invasões Francesas, assegurando a defesa da Ponte de Canavezes;

- E Outra sobre a importantíssima "Feira da Quaresma", um evento de tradição melinar, extinto há pouco mais de cem anos, e que era uma das maiores feiras do Norte de Portugal. 

Concentração dos visitantes: Centro Interpretativo de Tongobriga (em frente à Igreja Paroquial de Santa Maria do Freixo) no Sábado, dia 19 de maio, às 21h30.

Duração estimada: 01h30m (2h contando com as duas exposições temporárias, nas quais serão oferecidas aos visitantes duas pequenas brochuras, da edição conjunta Junta de Freguesia do Marco/Direção Regional de Cultura do Norte).

A participação é gratuita mas requer inscrição, que pode ser feita por email (tongobriga@culturanorte.gov.pt) ou por telefone 255 531 090.

Temos ainda um outro brinde-surpresa para os que participarem num pequeno passatempo.

É aconselhável trazer uma lanterna.